Bem vindos ao meu Blog

"Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma lingua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha." C. H. Spurgeon

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jardins mundo a fora...

Jardins suspensos...

Para pessoas que não possuem grandes espaços em sua casa e principalmente em apartamentos, os jardins suspensos são projetos que podem ser feitos em pequenos espaços, o que é comum em grandes cidades. Não é muito difícil construir um jardim deste tipo. Algumas jardineiras, vasos grandes e pequenos, algumas pedrinhas brancas, cercadinhos de madeira, terra e esterco ou adubo, plantas pequenas, escolhidas a dedo, pois todas elas precisam se adaptar, e o fator clima é importante, pois há a poluição, a falta de sol, então tem que ser plantas fortes, elas podem ser plantadas tudo em um canto da varanda ou pendure os vasos com buchinhas nas paredes e pronto está aí o seu jardim suspenso.

História do Jardim Suspenso da Babilônia

Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrada, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Também chamados de Jardins Suspensos de Semiramis, foram construídos no século VI a.C., no sul da Mesopotâmia, na Babilônia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio.

Nabucodonosor - rei da Babilônia (630 a.C.-562 a.C.)

Durante seu governo a Babilônia atinge o auge de sua prosperidade e hegemonia, sendo conhecida como "Rainha da Ásia". Nabucodonosor II, filho do general Nabopolassar, fundador da dinastia caldéia, sobe ao trono em 605 a.C., depois da morte do pai. Transforma a cidade babilônica em centro cultural, comercial e financeiro do mundo antigo. A maior realização de seu reinado é um conjunto arquitetônico para proteger a cidade de invasões. Compreende a Torre de Babel, com 250 m de altura, os Jardins Suspensos e um canal de defesa ligando os rios Tigre e Eufrates, a 40 km da Babilônia, cercado por um muro em toda a sua extensão (o Muro dos Medas). Líder militar de grande energia e crueldade, aniquila os fenícios, derrota os egípcios e obtém a hegemonia no Oriente Médio. Estende o Império Babilônico até o Mar Mediterrâneo. Em 598 a.C., conquista Jerusalém e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, episódio conhecido como "O Cativeiro da Babilônia". Com a sua morte e sem um sucessor com a mesma força, os babilônios caem diante dos exércitos persas, na noite de 5/6 de outubro de 539 a.C. pelo Rei Ciro da Pérsia, que desviou o curso do rio Eufrates para poder penetrar na cidade. Nessa noite, uma festa estava sendo dada em honra de Belsazar, Rei de Babilónia em exercício.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardins_Suspensos_da_Babil%C3%B3nia

Mas como ter um jardim suspenso??

Para aqueles que não tem muito tempo e gostam de plantas em sua casa, vai a idéia de utilizar plantas suculentas que são aquelas plantas que a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais, esta adaptação permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis. Há uma diversidade de plantas suculentas no mercado, claro sempre respeitando as condições ambientais de cada uma.
Desde o material até as plantas podemos usar a criatividade...
Os materiais podem ser vasos de argila e plásticos, garrafas pets, latas de conservas, materias que iriam para o lixo podem se tornar uteis na hora de planejar um jardim.
Quanto as plantas podemos utilizar gerânios pendentes, as alamandas, buganvilleas. Todas essas espécies produzem muitas flores intensamente coloridas, quando a iluminação é boa, elas ficam ótimas, por exemplo, junto a uma janela. Só que estas plantas necessitam de um pouco mais de cuidado, por ficarem suspensas, elas costumam ressecar bastante.

  • Veja qual é incidência de vento, sombra e sol que seu apartamento recebe. Lembre-se que algumas flores e plantas não sobrevivem em certos ambientes. Para reduzir o impacto do vento e do sol, uma boa maneira é plantar palmeiras, bambus ou trepadeiras.
  • Depois de escolher o lugar ideal, pense na base que suportará seu jardim suspenso, em algumas lojas de construção e jardinagem, você consegue encontrar estantes, e outros suportes próprios para colocar seus arranjos de flores.
  • Você também pode ser sustentável e criar seu próprio suporte. Ele pode ser feito com uma sapateira antiga (dessas que vêm em guarda-roupas comuns), ou até mesmo com algum móvel antigo, que você possa aproveitar as madeiras e construir uma prateleira. Os potes plásticos são ideais para montar seu jardim e conservar o meio-ambiente.

  • Confirme se o local que você escolheu é seguro. Acidentes acontecem se você é imprudente. Prefira plantas que se encaixam ao espaço que você tem.
  • Arranjos de flores cultivados em vasos são perfeitos para um jardim de apartamento, pois facilitam o cultivo. Com o passar dos anos, você deve realizar o transplante das flores para vasos maiores. Isso favorece o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
  • Nas varandas ou sacadas dos prédios, as flores sofrem grande perda de umidade, o que aumenta o consumo de água. Cuidado para não descuidar do seu jardim ou regar água demais.

Os jardins suspensos revitalizam seu apartamento, tanto no sentido estético, como no conforto térmico, além de reduzir a poluição.

Bom agora que vimos como é fácil montar um jardim suspenso...mãos á obra!!

 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Algumas dicas para jardinagem

1. Plantas de tubérculos devem ser sempre regadas por baixo. Coloque água no prato das plantas.



2.
Um ótimo tônico para samambaias é água com chá fraco. Além do chá líquido, coloque também um saquinho de chá úmido no vaso.


3.
Para que haja uma boa drenagem nas plantas, coloque no fundo do vaso pedaços de carvão, cascas de frutas, bolinhas de gude ou pedras no orifício do fundo dos vasos.

4.
Aproveite um velho travesseiro revestindo-o com plástico e terá uma almofada impermeável para apoiar os joelhos, quando estiver plantando.


5.
As flores cortadas durarão mais se forem colocadas em vasos com partes iguais de água e água gasosa, mais meia colher de chá de cloro, para cada litro de mistura.


6.
Para que suas ferramentas de jardim possam ser facilmente visíveis por entre as folhas ou sobre a terra, pinte os cabos com uma cor bem viva.


7.
Não plante uma árvore em local de drenagem insuficiente. Verifique, fazendo um buraco e  enchendo-o com água. Se não escoar em doze horas, é melhor não plantar.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Setembro ... Primavera ... Flores


Setembro é bom demais!! É o mês que inicia a primavera, ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época maravilhosa, que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.A beleza das plantas suas formas, cores, encantam e deixam as ruas, praças, mais colorido e com mais vida, e ainda perfumam o local onde estão. A natureza é muito bela, as estações criadas cada uma com a sua função, e é tão maravilhoso quando chegamos na primavera, pois ficamos mais dispostos, mais alegres, as cores ficam mais vivas, tudo é transfomado!!

Ter um jardim em sua casa, mesmo que seja pequeno, em uma apartamento ou uma casa, ou visitar uma praça, no intervalo do almoço, sentar ao sol, ver as flores, as árvores, sua beleza encantadora, desfrutar de tudo isso nos relaxa e renova as forças para continuarmos, voltar para o trabalho ou faculdade renovado.
Para aqueles que gostam de flores, aí vai umas dicas de flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

É importante salientar que cada flor deve receber alguns cuidados como, não colocar adubo demais, algumas flores são sensíveis ao sol, por isso não deixá-la exposta ao sol, regar as plantas pela manhã ou no fim da tarde, pois os raios solares podem queimar as folhas das plantas e a própria planta não consegue absorver a água que necessita, pois evapora antes, as plantas precisam de adubo, e uma maneira de economizar é utilizar os adubos caseiros, onde podemos utilizar cascas de vegetais que iam para o lixo. 


Então aproveite as estação das flores...visite praças...saia da rotina!!
Afinal de contas é PRIMAVERA!!