Primeiramente conhecemos a área, fizemos uma visita, conversamos com o proprietário, vimos a necessidade do local, logo após registramos imagens para futura implantação do projeto, e também para visualizarmos o antes e depois do projeto.
Área da entrada |
Área lateral |
Entrada para a casa |
Frente da entrada da casa |
Vista lateral da entrada principal |
Visto a área, tamanho e dimensões, começamos a fazer um estudo das plantas que seriam utilizadas na área, levando em conta que o local é quente, pouca ventilação e tem exposição solar direta em alguns locais.
As plantas utilizadas foram:
Palmeira Raphis : A palmeira-rápis é uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores. Os japoneses foram os primeiros a utilizá-la como ornamental, coletando espécimes na China, para adornar o Palácio Imperial.É também muito popular na decoração de escritórios, lojas, eventos, shoppings centers e salas de estar. Quando plantada sob sol pleno, apresenta uma coloração verde mais clara nas folhas, que amarelam mais rapidamente.Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo fértil e bem drenável, irrigado regularmente. A palmeira-rápis aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubações anuais são o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos. Não tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e divisão das touceiras.
Bambu Mossô: Utilizada como planta ornamental, deixa o ambiente mais tranquilo. O ideal é o cultivo sob sol pleno, mas o bambu-mossô também pode ser cultivado em ambientes internos, próximo a uma grande janela ou à porta de vidro da sala, por exemplo, onde receba bastante luminosidade natural.Possui uma caracteristica unica que é o seu tronco, podendo assumir inclinações interessantes, formando ondulações naturais e isto permite elaborar os projetos de forma a utilizar esta característica. Suas folhas são pequenas e delicadas em cor verde escura. Cultiva-se em canteiros ou vasos.
Clorofito: O clorofito é uma planta herbácea de pequeno porte, muito semelhante a uma grama. Suas folhas , dispostas em roseta, são longas, com cerca 30 cm de comprimento, recurvadas, macias, brilhantes e verdes na espécie típica.No entanto, as cultivares mais conhecidas e populares são as que apresentam folhas com listras longitudinais brancas ou amareladas nas margens ou no centro. As flores brancas e pequenas surgem em inflorescências longas no verão, mas tem pouca importância ornamental. Após a floração e frutificação, formam-se pequenas mudas de clorofito ao longo das inflorescências. É uma planta de fácil cultivo, e pouco exigente em manutenção, sendo bastante comum seu plantio em cestas suspensas, vasos e jardineiras, onde seu aspecto pendente é valorizado. Adapta-se muito bem a interiores, tolerando inclusive o ar-condicionado e eventuais “esquecimentos”. Também pode ser aproveitada em canteiros, bordaduras ou como forração, mas não suporta pisoteio. Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Suas raízes grossas, com boa reserva de nutrientes e água, a tornam tolerantes a pequenos períodos de seca. Tolera também o frio subtropical ou mediterrâneo.
Kalanchoe: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura. Floresce entre o final do outono e início da primavera. O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento. É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.
Estas foram as plantas que indicamos para o projeto, fora as plantas que já existiam no local e distribuímos pelo jardim.
Segue as fotos da execução do projeto.
Pallets para colocação de vasos com plantas. |
Kalanchoe utilizando suporte de metal. |
Clorofito no jardim vertical. Agave, pedras e tocos com orquídeas. |
Bambu-mossô, sendo iluminados a noite com luzes no chão. |
Colocação dos vasos, utilizando prateleiras de uma estante de metal. |
Vista frontal. |
Instruções do projeto. |
Todo o projeto foi desenvolvido em cima da necessidade da cliente, custo baixo e utilizando materiais que tinha em casa, antes um local vazio sem cores agora transformando um local agradável e mais colorido.
A satisfação do cliente é o nosso maior presente!
Hoje os jardins estão sendo mais valorizados, por agregarem valor ao imóvel e tornar o ambiente mais agradável de conviver.
Faça seu orçamento, converse conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.
Um grande abraço!!