Todo futuro Engenheiro Agrônomo, antes de se formar, deve passar pelo estágio final de curso que dirá se ele está apto para a profissão ou não.
O curso de Agronomia, é um curso muito amplo, há vários caminhos que podemos seguir, é o tipo de profissão que é para todos os gostos, podemos trabalhar em uma indústria de alimentos, como também podemos trabalhar no campo, cuidando tanto das plantações como da nutrição dos animais que estarão neste local, ou ainda podemos trabalhar com paisagismo...e por ai vai.

Nunca imaginei que um Engenheiro Agrônomo pudesse trabalhar em um campo de futebol, em sua estrutura. A partir deste dia, comecei a ler sobre o assunto, e notei que há muitos agrônomos que trabalham com esta área há muito tempo e ainda é uma área que possui poucos profissionais.
Ao ver os jogos de futebol, tanto pela TV ou no próprio estádio, não imaginamos o que acontece nos bastidores para que aquela grama seja tão verdinha, fofinha, na qual parece um verdadeiro tapete. Todo o processo deve se realizado por agrônomos, pois somente este profissional tem todos os requisitos necessários para que tenha um campo de qualidade, como conhecimento de irrigação e drenagem, solo, adubos e etc.
Pesquisando na internet, li dissertações sobre o assunto, e notei o por que que na maioria das vezes os campos de futebol possuem problemas em sua estrutura, como a má drenagem do campo. Isso dificulta o jogo, deixa o campo pesado, os jogadores ficam cansados mais rápidos, alguns campos nem tem como jogar devido a água que está empossada ali.
Durante o estágio, pude presenciar como deve ser feito um campo de futebol, o mais importante é o nivelamento do solo, pois irá dar condições de jogo e não terá problemas com fraturas dos jogadores. Veremos quais os requisitos básicos para um campo de futebol feito com qualidade.
Drenagem


Nivelamento
Para um campo de futebol com qualidade, devemos primeiramente fazer a drenagem, escolher o tipo de bomba que irá ajudar na drenagem do campo. Como estagiava em um campo que seria para adolescentes, o principal cuidado é para que nenhum deles tivessem riscos de fraturas, por isso o nivelamento é tão importante. Após isso, é feito a compactação do solo para evitar futuras sedimentações, principalmente quando a área sofrer aterro.

Irrigação
A irrigação auxilia no desenvolvimento da grama, porém deve ser feita de forma equilibrada. Em excesso, poderá prejudicar o enraizamento para áreas mais profundas do solo e possivelmente poderá formar pequenas erosões em solos com inclinação, havendo necessidade de correções, e alem disso causar perdas de nutrientes por lixiviação ou por escorrimento.

Escolha do gramado
Bermudas |
A função do gramado, no geral é paisagística ou esportiva, tendo como fins a proteção do solo contra a degradação através de fatores como raios solares, chuvas intensas e plantas invasoras. Além disso, a grama traz benefícios ao ambiente, tais como:
· Conforto e segurança para o divertimento e práticas esportivas;
· Libera oxigênio e refrigera o ar; em dias quentes o gramado tem temperaturas inferiores aos asfaltos e solos descobertos.
· Controla a poluição e reduz a erosão do solo;
· Embelezamento da paisagem.
Esmeralda |
Existem atualmente as seguintes espécies de gramas ornamentais em produção no Brasil: Esmeralda (Zoysia japonica); Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum); Bermudas Tf 419 (Cynodom dactylum); Zoyzia ( Zoysia matrella) e São Carlos(Axonopus compressus).
Plantio da grama

O gramado pode ser implantado através dos seguintes métodos: tapetes ou rolos, plugs, e sementes.
O método por tapetes ou rolos possui uma espessura e medida padronizada, o plantio pode ser manual ou semimecanizado. Impede a erosão durante chuvas ou irrigações. Um dos métodos mais utilizados em gramados esportivos.
O método de plugs são gramas em forma de pequenas mudas dispostas em bandejas, na qual se proliferam vegetativamente. Há problemas com erosão e plantas daninhas enquanto o solo fica descoberto.
Tratos culturais
Partindo da análise do solo dos campos, fizemos a recomendação da adubação.
Vimos que para realizar um projeto de um campo de futebol, não é muito fácil. Por isso, a presença de um agrônomo, com seus conhecimentos, irá satisfazer as necessidades que um projeto deste tipo pede. Cada aspecto aqui descrito, foi analisado e acompanhado por agrônomos que desenvolvem trabalhos relacionados a esta área.
Espero que tenham gostado, por que eu particularmente acho uma área incrivel e pronta para ser explorada.
Olá,
ResponderExcluirSou Tiago Rezende, agrônomo também, e apaixonado por futebol. Tenho uma empresa de manutenção de jardins e gostaria de trabalhar com campos esportivos também, porém na universidade não tive oportunidade de fazer disciplinas ou estágios na área, e gostaria de saber se você pode me indicar algum curso ou especialização no Brasil dessa área. Parabenizo pelo belo texto e agradeço por ler meu comentário! Meu email é tafrezende@yahoo.com.br
Boa tarde Tiago,
ResponderExcluirHá cursos em todo Brasil, sobre especialização nesta área, eu fiz no Fragata Futebol Clube, campo do ex-Jogador da Seleção Br Emerson. Este texto foi parte da minha defesa de estágio aqui na FAEM-Pelotas/UFPEL. Eu acho a parte do paisagismo muito boa para um agronomo, é uma area pouco explorada ainda...pouco conhecimento e menos ainda estagios...eu fiz meu estagio na area que desejava, e aprendi muito. Li muito sobre o assunto, textos do Artuh Melo, engenheiro agronomo...te indico ler os textos deles... são muito bons!!
Obrigado pela visita...volte sempre!!
Daqui a pouco mais irei postar mais uns textos!