Bem vindos ao meu Blog

"Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma lingua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha." C. H. Spurgeon

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Plantas de Outono - cuidados

 
Bom, fiquei um tempo sem postar algo novo, mas hoje decidi escrever sobre o cuidado com as plantas da estação, e como estamos no outono, nada melhor do que falar de plantas que trazem um colorido para uma estação onde as folhas caem e os dias se tornam mais cinzas e frios.

Podemos utilizar plantas como azaléias, begônias, bico de papagaio, camélias, dracena, flor de maio, ipoméia, orquídea, quaresmeira, sálvia, copo-de-leite, e outras.
É bom conhecermos as plantas que temos em casa, saber como cuidá-la melhor. Por isso acho muito importante falarmos um pouco do cultivo de cada uma, conhece-la melhor.

Com o início do outono os cuidados com as plantas começam a ser redobrados para que elas cheguem saudáveis ao inverno. A estação é conhecida como o periodo de preparo para dormencia das plantas, onde o metabolismo delas é reduzido. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta. Saiba como garantir um jardim bonito e bem cuidado.
A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Esta fase de queda das folhas, é um processo que ocorre antes da florescência, a limpeza é fundamental, pois as folhas velhas ou doentes devem ser retirada para que a energia da planta seja levada para as folhas mais jovens, a planta consegue elevar seu potencial de armazenamento, para quando necessario utilizar suas reservas. 

Podas drásticas no inverno não é conveniente, pois afeta o desenvolvimento e armazenamento de energia. Mas limpezas simples é muito bem vinda, pois diminui o risco de doenças e desenvolvimento de fungos que se desenvolvem e proliferam, afetando a saúde das plantas. Basicamente, é preciso um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda, as tesouras devem estar esterilizadas para não correr risco de doenças, assim como a tesoura, outros materiais devem ser limpos.

Em breve, irei escrever sobre o cultivo das espécies de outono.

Rita Malaguêz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário