Bem vindos ao meu Blog

"Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma lingua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha." C. H. Spurgeon

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Jardim Filtrante

Já ouviu falar em Jardim Filtrante?
Foi desenvolvido e divulgado pelo francês, engenheiro, arquiteto, urbanista e horticultor Thierry Jacquet o jardim filtrante é uma estação de tratamento de poluentes, utilizando a fitorremediação. Baseado na combinação de ecossistemas, as plantas são selecionadas conforme a região em que o jardim será implantado, pelo potencial de tolerância a variações do tempo, tipos de poluentes e em relação ao consumo de oxigênio. Os jardins utilizam as propriedades das plantas, micro-organismos e substratos na rizosfera (região onde o solo e a raízes das plantas entram em contato) para extrair, fixar e tratar poluentes (HYDRO, 2010).
O jardim filtrante é um sistema utilizado na França para despoluir o rio Sena. O jardim recebe água poluída do rio que passa por um sistema de três jardins, chegando ao ultimo apresentando água límpida e em condições de banho que é devolvida ao rio com uma concentração três vezes maior de oxigênio na água, que ajuda na restauração da vida aquática.
No Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) utiliza esta tecnologia adaptada para complementar o uso da Fossa Séptica Biodigestora e do Clorador desenvolvidos pela própria empresa. Esse modelo foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com outras empresas e vem sendo utilizado no Brasil para o saneamento básico rural, onde apenas a água cinza é tratada (EMBRAPA, 2013).
Nos dias de hoje, precisamos utilizar este sistema para aumentar a sustentabilidade, diminuir a escassez da água e reutiliza-la para atender nossas necessidades.
Com dicas simples, podemos instalar este sistema em nossa residência, transformando a água que seria fora em água reutilizável.
Essa técnica eficaz de fitofiltragem das águas cinza, aquelas já utilizadas nas pias, chuveiros e tanques são empregadas para dar descarga no vaso sanitário, para lavar calçadas e carros e para o resfriamento de ar condicionado , são despoluídas através da instalação dos jardins filtrantes, onde as plantas são o principal agente de tratamento de poluição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário