
Definição
É um conjunto de procedimentos operacionais e administrativos, estrutura organizacional e controles implementados por uma organização publica ou privada com vista a auxilia-la a gerenciar e controlar as atividades, produtos e serviços que possam interagir com o meio ambiente.
Gestão Ambiental aplica-se a várias iniciativas que visem a solução de problemas ambientais.

A gestão ambiental não é somente uma matéria que se estuda na faculdade ou num curso, vai além disso. É utilizada como ações governamentais e privadas que visam sanar problemas ambientais e escassez de recursos, em outras palavras é a busca pela sustentabilidade ambiental que estão moldando os mercados e os consumidores de todo o mundo.
A Gestão ambiental é divida em 4 dimensões:
Dimensão espacial: global, regional e local.
Dimensão temática: define as questões ambientais.
Dimensão institucional: refere aos agentes responsáveis pela tomada de decisão na gestão - governo, empresa, sociedade, instituições e individuo.
Dimensão filosófica: visão do mundo e da relação entre o ser homem e a natureza e os demais seres vivos e os elementos não vivos da natureza.
Estratégias de gestão ambiental
A gestão ambiental pode ter como base 4 tipos de estratégias como: comando e controle, econômica, auto-regulação e macropolíticas com interface ambiental.
Principais instrumentos de gestão da politica ambiental brasileira:
1. Licenciamento;
2. Incentivos econômicos;
3. Inibições econômicas;
4. Punição;
5. Conservação.
