Bem vindos ao meu Blog
"Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma lingua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha." C. H. Spurgeon
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Gestão ambiental
Definição
É um conjunto de procedimentos operacionais e administrativos, estrutura organizacional e controles implementados por uma organização publica ou privada com vista a auxilia-la a gerenciar e controlar as atividades, produtos e serviços que possam interagir com o meio ambiente.
Gestão Ambiental aplica-se a várias iniciativas que visem a solução de problemas ambientais.
No mundo de hoje ouvimos muito falar nesse assunto, mas podemos entender um pouco melhor quando prestamos atenção ao nosso redor.
A gestão ambiental não é somente uma matéria que se estuda na faculdade ou num curso, vai além disso. É utilizada como ações governamentais e privadas que visam sanar problemas ambientais e escassez de recursos, em outras palavras é a busca pela sustentabilidade ambiental que estão moldando os mercados e os consumidores de todo o mundo.
A Gestão ambiental é divida em 4 dimensões:
Dimensão espacial: global, regional e local.
Dimensão temática: define as questões ambientais.
Dimensão institucional: refere aos agentes responsáveis pela tomada de decisão na gestão - governo, empresa, sociedade, instituições e individuo.
Dimensão filosófica: visão do mundo e da relação entre o ser homem e a natureza e os demais seres vivos e os elementos não vivos da natureza.
Estratégias de gestão ambiental
A gestão ambiental pode ter como base 4 tipos de estratégias como: comando e controle, econômica, auto-regulação e macropolíticas com interface ambiental.
Principais instrumentos de gestão da politica ambiental brasileira:
1. Licenciamento;
2. Incentivos econômicos;
3. Inibições econômicas;
4. Punição;
5. Conservação.
Atualmente, no Brasil, a politica e legislação ambiental está centrada em instrumentos de gestão ambiental, tais como: o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a criação de espaços territoriais protegidos, a avaliação ambiental de empreendimentos considerados potencialmente poluidores, o licenciamento ambiental desses empreendimentos, a participação publica, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, o sistema de informações ambientais, o acesso público a essas informações, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário